quarta-feira, 16 de setembro de 2009

RESUMO DO TEXTO A questão da democratização do ensino através de uma remodelação na prática avaliativa - SHEILA ANDREIA

RESUMO

SCHOPF, Dalvan. A questão da democratização do ensino através de uma remodelação na prática avaliativa.

A avaliação é uma questão didático-pedagógica que tem provocado diversos questionamentos nos dias atuais, por isso, o texto retrata a relação entre a avaliação da aprendizagem e a democratização do ensino.
Atualmente, a prática avaliativa de maior utilização é a classificatória. Esse tipo de avaliação consiste em medir o aprendizado através de um instrumento avaliativo após o término do conteúdo. Muitas vezes, o professor além de incluir na avaliação o conteúdo que efetivamente ensinou, coloca conteúdos “extras”, com a finalidade de tornar o teste mais difícil, e consequentemente, prejudicar a turma que for indisciplinada. Outro agravante da avaliação classificatória é com relação aos resultados, pois raramente refletem o que realmente foi assimilado pelo aluno.
Deve-se ressaltar também o problema dos acréscimos nas notas em função do bom comportamento, uma vez que esse tipo de atitude omite os verdadeiros resultados na aprendizagem do discente, prejudicando o preenchimento de certas lacunas onde seriam necessários reforços. Sendo assim, verifica-se que a avaliação classificatória não tem relação com a democratização do ensino.
O processo de democratização do ensino requer a existência de três aspectos: acesso à educação, permanência do educando na instituição até uma certa terminalidade, e a qualidade do ensino. Existe, pois, uma enorme ligação entre a permanência do educando na instituição e a qualidade do ensino, uma vez que a permanência desses alunos está estritamente relacionada ao resultado das avaliações, onde muitas vezes as reprovações são incoerentes.
Diante disso, Luckesi propôs a criação de uma avaliação por diagnóstico em lugar da avaliação classificatória. A avaliação por diagnóstico é uma forma de diagnosticar o estágio de aprendizagem do discente e, a partir daí, acompanhar e ajudar em seu desenvolvimento, tornando-o sujeito crítico diante de sua realidade social. Dessa forma, a avaliação servirá como democratização do ensino.

Resumo escrito pela aluna Sheila Andreia do curso de licenciatura em matemática da UFAL - Disciplina Didática Geral 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário